<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, junho 17, 2003

Programa de Indie
Por Luciano Vianna

Escondidinho do Blur
Logo que saíram as primeiras notícias sobre o novo disco do Blur, futucando pela Internet consegui puxar o álbum, excelente, por sinal. Qual não foi a minha surpresa quando, há três meses, ao receber da EMI o promo do disco para resenhar para uma revista, descobri que a melhor música, que no MP3 se chamava Me White Noise estava fora do disco. Maluquice dos caras, no mínimo estão guardando para lançarem como um excelente Lado B de algum single mais para frente. Semana retrasada, ao receber o Think Tank em versão oficial da EMI, finalmente descobri o que fizeram com a música. Ao colocar o disco no CD player, comece a voltar a música 1 e logo você vai se tocar que o tempo não zera no display, como em todos os outros discos e sim, volta para negativo. Sem parar de apertar o botão, espere até chegar até mais ou menos 6m40. Bem-vindo à melhor música do Blur desde Coffe and TV. Me White Noite é cheia de efetos, ideal para tocar nas pistas (quem vai nas festas London Burning já ouve o som há pelo menos três meses) e com a já clássica frase gritada por Albarn. "Why am I here? I am because I got no fucking choice". Imperdível.

MP3 pra quem?
MP3 não diminui a vendagem dos discos? Então como as gravadoras explicam que o Radiohead nunca vendeu tanto e tão rapidamente como em Hail To The Thief, mesmo com o disco há meses circulando pela Internet. Ou como o novo Marilyn Manson, que eu já tinha desde maio no computador, estreou como um furacão na parada americana. Ou como o Ventura, dos Los Hermanos, o primeiro grande caso brasileiro de furo de MP3 antes do lançamento do álbum oficial, estar vendendo bem mais do que o disco anterior dos cariocas no mesmo espaço de tempo?
Conta outra, né, dona gravadora...

Crazy Horse 2003
O Ryan Adams anda declarando por aí que adoraria voltar com o Whiskeytown. Na idéia do moço, a banda poderia funcionar como uma Crazy Horse, voltando de tempos em tempos para dar uma reanimada na carreira de todo mundo. E por falar em carreira, a de Adams, depois de 2 anos excelentes, parece estar meio confusa em 2003, pois a sua gravadora já recusou duas amostras de seu novo disco, por acha-lo “complicado” demais...

O último Radiohead?
HTTT pode ser o último disco do Radiohead. Quem disse isso foi Thom Yorke, em entrevista à rádio inglesa XFM nesse fim de semana. Segundo ele, de agora em diante, adoraria lançar apenas EP’s, o que dá menos trabalho do que trabalhar todo um conceito de álbum. Para aproveitar essa febre Radiohead em todo o mundo, em setembro será lançado a versão em DVD de 7 Television Commercials, a coleção de vídeos oficial do grupo inglês.

Cenas por aí
Quem freqüenta algumas das mais importantes listas de discussão sobre música independente no país tem conferido um valioso bate-papo sobre as cenas que pipocam em diferentes cidades do país. Apesar do burburinho não ser o mesmo que em 2000, já dá para notar que poderá vir coisa boa por aí, afinal, muitas das novas bandas surgidas nos últimos meses no underground brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, podem perfeitamente serem catapultadas para o sucesso e, como conseqüência disso, levarem outras bandas do estilo para o mesmo caminho. Algo como o Brock dos anos 80, afinal, o que seria do Capital sem a Legião Urbana abrindo as portas? O que seria da Plebe Rude sem a ajuda do Paralamas? E por aí vai...
Quer ouvir o que de melhor se faz na produção independente nacional? Corra para http://www.londonburning.com.br/radio.html que a Rádio London Burning está trazendo essa semana um especial com a cena Indie é o Novo Pop, que traz exatamente bandas que cantam em português e que, sem perderem sua postura independente, fariam bonito no playlist de qualquer rádio.

Eletric 3?
Parece até brincadeira, mas nem bem lançou o primeiro disco, o Eletric Six perdeu três membros de uma só vez. Os guitarristas Rock and Roll Indian, Surge Joebot e o baixista Disco resolveram largar o grupo por brigas internas. Os membros restantes do Eletric Six lançaram uma nota oficial avisando que a banda vai continuar e que três novos membros já estavam praticamente escolhidos. A SUM promete para breve o excelente disco de estréia dos nervosinhos, Fire.

Comemorando...
Duas das gravadoras preferidas do London Burning fazem aniversário esse mês e lançam coletâneas imperdíveis. A Bloodshot Records chega ao centésimo lançamento com Making Singles, Drinking Doubles e a Wichita Recordings traz Gone Fishin’. Confira o tracklisting dos dois discos:
'Gone Fishin'
· Bright Eyes - 'Bowl Of Oranges'
· The Pattern - 'She's A Libra'
· Brave Captain - 'Dive'
· Wauvenfold - 'Stab'
· Ruby - 'Grace'
· Northern State - 'Dying In Stereo'
· Penfold Plum - 'Junkie Tubby'
· HSH - 'Ringing In My Ears'
· My Morning Jacket - 'Heartbreakin Man'
· Desaparecidos - 'Happiest Place On Earth'
· Yeah Yeah Yeahs - 'Mystery Girl'
· Canyon - 'Magnetic Moon'
· Bury And Disinter - untitled (video)

Making Singles, Drinking Doubles
01 Waco Brothers, "Harder They Come"
02 Kelly Hogan, "!000,001"
03 Ryan Adams, "Goodbye Honey" (previously unreleased from the Heartbreaker sessions)
04 Andre Williams & 2 Star Tabernacle, "Lilly White Mama/Jet Black Daddy" (feat. Jack White)
05 Moonshine Willy, "Complicated Games"
06 The Meat Purveyors, "The Madonna Trilogy"
07 Neko Case and the Sadies, "Rated X"
08 Rex Hobart and the Misery Boys, "Every Rose Has Its Thorn"
09 The Sadies, "Little Sadie"
10 Moonshine Willy, "George Set Me Strait"
11 The Volebeats, "Maggot Brain, Parts 1 & 2"
12 Kelly Hogan and the Mellocremes, "Hanky Panky Woman"
13 Ryan Adams, "To Be Young" (Acoustic Version-previously unreleased)
14 Rex Hobart and the Misery Boys, "Wasted Days and Wasted Nights"
15 Kelly Hogan and John Wesley Harding, "It's Only Make Believe" (previously unreleased)
16 Andre Williams and 2 Star Tabernacle, "Ramblin Man" (feat. Jack White)
17 Moonshine Willy, "Alone"
18 Jonboy Langford, "Nashville Radio"

Natal Punk
Olha que presentão de Natal. A EMI inglesa confirmou paa dezembro o lançamento em DVD de Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Para quem não sabe, é o longa-metragem que reúne quatorze videoclipes produzidos pelo mestre do mangá Leiji Matsumoto para o disco Discovery, do Daft Punk. Segundo a EMI brasileira, não há previsão de lançamento do filme por aqui.

Lunatique
Depois de quase um mês de molho, Marcio Custódio volta com sua nova noite, batizada de Lunatique. A balada rola todos os sábados no Inspiral, nos Jardins.

Tudo em casa
O Yeah Yeah Yeahs está lançando um novo EP, com 4 músicas, entre elas, um cover dos conterrâneos de cena Liars, a Mr. You're on Fire Mr. O EP Pin sai na Inglaterra dia 23 de junho.

Mudanças no Porão
Pela primeira vez o festival Porão do Rock, em Brasília, irá cobrar ingresso. Segundo a ONG Porão do Rock, isso se deve a falta de grana, porque a maioria dos patrocínios estatais tiveram que ser cortados ou diminuídos com a mudança de governo.
Mas essa mudança não deve mudar os planos de ninguém, pois os ingressos para os dois dias custarão antecipadamente apenas R$ 5,00 mais 1kg de alimento não-perecível. Confira a programação do evento:

SÁBADO (5/7)

PALCO 1
16h – Cadabra (DF) (30 minutos)
16h50 – Hang the Superstars (GO) (30 minutos)
17h40 – Prot(o) (DF) (30 minutos)
18h30 – 10Zer04 (DF) (30 minutos)
19h30 – Krisiun (RS) (45 minutos)
20h35 – Dark Avenger (DF) (30 minutos)
21h35 – Raimundos (DF) (60 minutos)
22h55 – Tequila Baby (RS) (30 minutos)
23h55 – Rumbora (DF) (45 minutos)
1h – Nação Zumbi (PE) (60 minutos)

PALCO 2
16h30 – Stone Fish (DF) (20 minutos)
17h20 – Look Away (DF) (20 minutos)
18h10 – Terror Revolucionário (DF) (20 minutos)
19h – Valhalla (DF) (30 minutos)
20h15 – Concreto (MG) (20 minutos)
21h05 – DFC (DF) (30 minutos)
22h35 – Bastonets (DF) (20 minutos)
23h25 – Forgotten Boys (SP) (30 minutos)

DOMINGO (6/7)

PALCO 1
16h – Mákina Du Tempo (DF) (30 minutos)
16h50 – Lanlan e os Elaines (RJ) (30 minutos)
17h40 – Natiruts (DF) (60 minutos)
19h – Ponto G (DF) (30 minutos)
20h – Zamaster (DF) (30 minutos)
20h50 – Plastika (DF) (30 minutos)
21h50 – Paralamas do Sucesso (RJ) (90 minutos)
23h50 – Pitty (BA) (30 minutos)
0h30 – Los Hermanos (RJ) (60 minutos)

PALCO 2
16h30 – Etno (DF) (20 minutos)
17h20 – El Patito Feo (DF) (20 minutos)
18h40 – Etnia (PE) (20 minutos)
19h30 – Cachorro Grande (RS) (30 minutos)
20h30 – Phonopop (DF) (20 minutos)
21h20 – Primal (PR) (30 minutos)
23h20 – Khallice (DF) (30 minutos)

Rapidinhas...
Os Sex Pistols não desistem mesmo. O quarteto se reúne novamente durante o verão no hemisfério norte para alguns shows nos Estados Unidos e Canadá /// Karen O, vocalista do Yeah Yeah Yeahs realmente foi convidada para aparecer nua na Playboy americana, mas recusou a oferta /// Carlinhos Brown, Skank e DJ Dolores se apresentam esse ano no Roskilde Festival, na Dinamarca /// Flaming Lips e Chemical Brothers se uniram para dar vida a The Golden Path, musica que estará na coletânea dupla que comemorará o aniversário de dez anos dos irmãos químicos /// A turnê dos Misfits foi adiada para setembro /// Dave Gahan tem brigado com Martin Gore e ameaça sair do Depeche Mode. Como dizem que cão que ladara não morde, acho que fãs podem dormir tranquilos /// Os Titãs lançaram sua TV online, no site - http://www.titas.net, onde os fãs podem encontrar entrevistas, clipes e outras novidades sobre o grupo /// O Sr. Spock vem aí...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?