<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 30, 2003


Programa de Indie
Por Luciano Vianna


O bicho tá pegando

O jornalismo pop cultural brasileiro está alvoroçadíssimo com as historinhas de plágio reveladas por Lúcio Ribeira na sua coluna semana passada. Será que somos todos tão inocentes assim a ponto de ainda ficarmos chocados com notícias como essa? Eu tenho uns 6 anos de profissão, já passei por quase todos os grandes jornais do eixo Rio/SP e, enquanto estava em Londres escrevia para praticamente todo grande jornal do país e cansei de ver situações assim acontecerem, principalmente em entrevistas com artistas estrangeiros. Um exemplo prático:

Reporter do maior jornal carioca entrevista pelo telefone o vocalista da banda que vai ser uma das principais atrações do Rock in Rio. Depois da entrevista, conversando com o editor, lembra que havia esquecido de perguntar sobre o novo álbum do grupo. Então inventa uma pergunta e resposta genérica, tipo: “O que podemos esperar do novo álbum?” – “Uma evolução no som da banda” ou algo assim. Isso acontece sem medo de alguém descobrir, ainda mais porque, em 99% dos casos, entrevistas com artistas estrangeiros são marcadas pela gravadora, que agenda umas 10 entrevistas para todos os veículos do pais no mesmo dia. Então, mesmo que o artista desconfie, ele não é uma máquina para lembrar o nome ou as perguntas de todo mundo que conversou com ele naquele determinado país.

Isso sem contar o que é mais comum, como resenhas de shows não vistos. Dou o Rock in Rio de novo como exemplo: alguns críticos sequer saíam da grande sala refrigerada, batendo papo e comendo biscoitinhos enquanto escutava ao fundo ecos do show. Mas ainda tem pior: aqui no Rio é clássica a história de um ex-crítico de um jornal global que foi escalado para cobrir um show de MPB. No dia seguinte, ao chegar na redação, o editor pergunta:

- Fulaninho, como foi ontem?
- Um bom show, cantora tal ainda tem uma bela voz e a banda que a acompanhava estava afiadíssima...
Umas três horas depois, com a crítica escrita e já editada para a página 2 do caderno cultural, a empresária da tal cantora liga para se desculpar com o editor, pois, por causa de uma gripe mal curada, o show havia sido cancelado...

Histórias como essas são muito mais nornais do que você imagina...



Nada Pode Parar Os Autoramas

O trio carioca anunciou essa semana o nome de seu terceiro álbum, "Nada Pode Parar Os Autoramas".
Gabriel (guitarra & vocal), Simone (baixo & vocal) e Bacalhau (bateria) convidaram nada menos que conco produtores diferentes para trabalharem no disco: os cariocas Rafael Ramos, Carlos Trilha e Jimmy London, os gaúchos Júnior Ribeiro & Yuri Freiberger e os paulistas Clayton & Marco “Butcher”, de São Paulo. Confira agora o tracklist do álbum, que deve chegar às lojas em julho:

-Você Sabe
-Rei da Implicância
-Megalomania
-O inferno São os Outros
-O Bom Veneno
-Ressaca Moral
-Chance
-Beleza
-Nada a Ver
-Resta Um
-Caso Perdido
-Música de Amor
-Multiball



Steve-O se fudeu-o

Sabe aquele maluco que tá sempre de sunga fio-dental fazendo os malabarismos mais dementes do JackAss?
Pois é, o cara vacilou na Suécia e foi preso por porte de drogas. O pior é que o cara é tão otário que deu uma entrevista para um jornal sueco dizendo que tinha trazido maconha e haxixe de Oslo (Noruega) para Estocolmo escondido numa camisinha que havia engolido.
Não deu outra, a polícia invadiu o quarto do hotel do moço (que está em turnê junto com o resto da trupe JackAss pela Europa) e achou ecstasy e maconha escondidos na mala do artista (?). O detalhe é que a pena para porte de drogas por lá é de 10 anos de cadeia. Alguém aí lembrou do Shaun Ryder no Rock in Rio II?



Quem vem


O batera Francis MacDonald (Teenage Fanclub. BMX Bandits) chega com violão em punho esse mês para shows em SP, Rio, Goiânia e Londrina. Os americanos do Pulley confirmaram as datas de uma grande turnê pelo país em julho. Esse mês, quem passa por aqui é a tour de 25 anos dos Misfits, com direito a Marky Ramone, Dez Cadena (Black Flag) e o vocalista Jerry Only. E a sempre triste Cat Power vem no final do ano fazer uma mini-turnê para divulgar seu último disco, recentemente lançado pela Trama.



Quem não vem mais

Madball resolveu entrar em estúdio e cancelou a vinda ao Brasil. Esse foi o mesmo motivo dado pelo empresário do Breeders para adiar a volta da banda da Kim Deal ao Brasil, que deve ficar para o final de 2003 ou começo de 2004.



13 Oasis saindo do forno

Noel Gallagher anunciou semana passada que já tem 13 músicas prontos para o novo disco do Oasis, que deve sair somente no começo do ano que vem. Segundo a NME, esses são os títulos provisórios de algumas das novas canções: 'They Ain't Got Nothing On Me', 'They Ain't `Got Nothing On You', 'Longer', 'Singin' Your Life', 'You Wanna Feel My Shame', 'Say It', 'Revolution Man' e 'The Good Rebel'.



Kid A parte 2?

Thom Yorke deu uma entrevista à revista alemã 00R renegando a idéia de que Hail To The Thief seja considerado uma continuação dos experimentos nascidos em Kid A. “Esse é o OK Computer Parte 2. Mas não haveá um segundo The Bends. Radiohead estará completamente irreconhecível daqui a dois anos. Essa é a única perspectiva para o futuro que eu aguento imaginar para viver”, disse Yorke.



O que vem por aí
Dia 9 a EMI lança "Hail to the Thief", sexto álbum do Radiohead. Por aí também, a SUM manda mais um pacotaço para as lojas, com destaque para a estréia do Eletric Six e o novo Grandaddy. Para quem gosta da Karen O, a FNM promete para o mês que vem o CD "Fever to Tell", do Yeah Yeah Yeahs. E Nocturama, excelente disco lançado pelo Nick Cave no começo do ano já tem versão nacional, pela EMI, assim como o Blur e Placebo novos.



Glastonbury solta o line up

Glastonbury é o festival mais legal do mundo. O lance lá é tão forte que, ano após ano, os quase 100 mil ingressos se esgotam meses antes de qualquer atração ser confirmada oficialmente. Isso porque muita, mas muita gente mesmo entra de graça pulando os muros da fazenda de Michal Eavis, organizador da festança que mistura rck alternativo, world music, eletrônica, hippies, clubbers, bruxas e tudo o que você possa imaginar.
Hoje os oganizadores finalmente soltaram o line-up dos palcos principais do festival (além desses, ainda rolam mais uns 10 mini-palcos com atrações locais com música, poesia, teatro, etc...). O detalhe é que, dia 28 de junho, a musa da MPBossa Joyce se apresenta por lá, no One World Stage. Um dia depois, DJ Marky mostra seu show ao vivo com Xerxes na Dance Tent. Outra curiosidade é que, o Leningrad Cawboys, que tocou para menos de 50 pessoas ano passado aqui no Rio, será uma das atrações do palco principal no domingo.
Confira, babe e morra de raiva por não ter nascido na Inglaterra:

Pyramid Stage
Friday 27th
REM
David Gray
Suede
Zwan
Mogwai
De La Soul
Echo And The Bunnymen
Inspiral Carpets
The Darkness

Saturday 28th
Radiohead
Flaming Lips
Supergrass
Turin Brakes
Polyphonic Spree
Jimmy Cliff
Jools Holland
Afro Celts
Ozomali

Sunday 29th
Moby
Manic Street Preachers
Feeder
Macy Gray
Sugababes
Asian Dub Foundation
Waterboys
Leningrad Cowboys
Town Band


Other Stage
Friday 27th
Primal Scream
Royksopp
Idlewild
Electric Six
Cooper Temple Clause
TBC
Tom McRae
Athlete
Pete Yorn
Nada Surf
Har Mar Superstar
The Jeevas

Saturday 28th
Super Furry Animals
The Coral
Love With Arthur Lee
Libertines
Interpol
Eighties Matchbox B-Line Disaster
The Thrills
Sparta
Gemma Hayes
20-20'S
The 'Burn
DNA Doll

Sunday 29th
Doves
Sigur Ros
Dave Gahan
Grandaddy
The Rapture
The Raveonettes
Damien Rice
Sugacult
My Morning Jacket
Simple Kid
The Gathering
The Rain Band


New Stage
Friday 27th
Death In Vegas
Lemon Jelly
Junior Senior
The Kills
Brendan Benson
The Caesars
I Am Cloot
Mew
Futureheads
Buffseeds
Comp
Mr Mojo
Mairaid
Rileys Second Skin

Saturday 28th
John Cale
Goldfrapp
Kings Of Leon
The Warlocks
Radio 4
The Bandits
The Stands
The Basement
Hokum Clones
Jane Taylor
South
Seventh Son
Finka
Steve

Sunday 29th
Tricky
Flint
The Delgados
Hope Of The States
The Star Spangles
Venus Hum
Siobhan Donaghy
The Zutons
TBC
Jesse Malin
Shitovski
Comp
Fineline
The Lost Girls


Dance Tent
Friday 27th
Fatboy Slim
Xpress 2
Seb Fontaine
Audio Bullys
Plump DJs
Mint Royale
Soul Of Man
Future Shock
Krafty Kuts
Stabilizer

Saturday 28th
Chemical Brothers
Jon Carter
Jacques Lu Cont
2 Many DJ's (Soulwax)
Swamp
Erol Alkan
Blak Twang
Mekon
Themrock
Felix B (Basement Jaxx)
Will White Propellerhead DJ's
Akasha
Mark Jones' Boogie Knights
Tbc

Sunday 29th
The Streets
Scratch Perverts
The Roots
DJ Zinc and MC AD
Rahzel
DJ Marky and XRS – Live
Blackalicious
Krust and Die present I-Kamanchi
Terry Walker
Sain Supa Crew
EZ Rollers
Just Jack
DJ Format & Abdominal
UnCut
Tbc


One World Stage
Friday 27th
Morcheeba
Skatalites
Beth Orton
Alison Moyet
Ozomatli
G-Love & Special Sauce
Souad Massi
Chuck Profit
Ben Andrews

Saturday 28th
Lamb
Kanda Bongo Man TBC
Moloko
Nitin Sawhney
David Holmes free Association
String Cheese Incident
Linda Lewis
Joyce
Clare Teal

Sunday 29th
Buena Vista Social Club
Nils Petter Molvaer
Calexico
Jazz Jamaica
Yes
Slovo
Andy Sheppard
Dhol Foundation
Pina






A coluna hoje é dedicada ao Scooby, tecladista dos Superphones, de PoA, que, depois de uma longa luta contra a doença, morreu de leucemia essa semana. Fica com Deus bicho...



Rapidinhas

Chegou às bancas a revista/CD Sistemados pelo crucifa dos Ratos de Porão. O disquinho vem com a regravação do clássico "Crucificados pelo sistema" (1983) e a revista comemora os 20 anos da banda. A tiragem inicial é de 6.000 exemplares /// Dark Trilogy é o nome do DVD duplo lançado pelo The Cure e que traz shows ao vivo dos álbuns "Pornography", "Desintegration" e "Bloodflowers", gravadoos em Bruxelas e Berlin /// O primeiro single do novo disco do REM (outra coletânea com os melhores momentos dos 7 discos que lançaram pela Warner) chama “Bad Day” e é um outtake das sessions de gravação do excepcional álbum 'Lifes Rich Pageant', de 1986 /// A overdose de drogas mata mais um. No começo da semana, morreu em Los Angeles Jeremy Michael Ward, membro do The Mars Volta e ex integrante do At The Drive In /// Corre agora pro Souseek e se vingue dos escrotos do Mettalica baixando o novo álbum do grupo, facilmente encontrável em MP3 por aí. Depois joga fora e espalha que é uma merda, é claro...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?